Conferências e Seminários

Encontro Leituras do Território: Saúde & Montanha

Encontro Leituras do Território: Saúde & Montanha

Irá realizar-se nos próximos dias 10 e 11 de maio, na Guarda, o Encontro Leituras do Território: Saúde & Montanha, cuja coordenação está a cargo da Prof. Doutora Cristina Robalo Cordeiro, da Universidade de Coimbra.

Apresentação

Plano Nacional de Leitura: Ler + Ciência
Leituras do território: Serra da Estrela

Penhas Douradas, Guarda e Penhas da Saúde, tal como depois o Caramulo, são historicamente e graças a gente como José Thomaz Souza Martins, Alfredo César Henriques, Lopo de Carvalho, Abel, Jerónimo e João Lacerda e outros, os locais em que o tratamento da "tísica" com base na "altitude" se iniciou em Portugal, em 1881, quais Davos e montanhas tirolesas.
Não já na altitude mas ainda nas faldas destas montanhas, algumas por causa da "Falha da Vilariça", são desde tempos imemoriais, anteriores à ocupação romana, as águas das termas ou caldas de Manteigas, Unhais, Loriga, Alvoco, Felgueira, Alcafache entre outras q/ se topam a cada passo, uma das mais antigas formas de "pela água chegar à saúde", os hoje tão vulgares SPA's.
As condições de treino da maior parte dos desportos têm hoje muito a ver com a criação artificial de "dificuldades" a vencer: colocando pesos nos pés, nas pernas e braços, prendendo o corpo a objetos pesados e efetuando aplicações de tração, primeiro em plano, depois aumentando a inclinação e assim o esforço, e tudo quanto de semelhante podemos fazer na "montanha" apenas e somente porque aqui o ar tem menos oxigénio!

Organização:

Centro de Estudos Ibéricos, Plano Nacional de Leitura: Ler + Ciência, Universidade de Coimbra

Programa:
10 de maio – Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço
15.00 Horas – Leituras do território
16.30 Horas – Visita ao Parque Hospitalar da Guarda (Antigo Sanatório)

11 de maio – Saída de campo
8.30 horas – saída da Guarda (Centro de Estudos Ibéricos, CEI)- Manteigas (Vale Glaciar do Zêzere; Estância Termal - Caldas de Manteigas) - Penhas Douradas (Paisagens de montanha) - Sabugueiro – Torre - Sanatório dos Ferroviários - Varanda dos Carqueijais - Guarda

Informações: A inscrição é gratuita e será emitido certificado de participação.
O transporte do dia 11 de maio fica a cargo do CEI.
Relativamente ao almoço do dia 11 de maio, caso pretenda juntar-se ao grupo, deverá informar a organização o mais brevemente possível e proceder ao pagamento (15 €) do mesmo até ao dia 8 de maio. Informamos que, caso pretenda levar a sua refeição, o autocarro não se deslocará da zona onde almoçarão os outros participantes. Não está, portanto, prevista zona de piquenique.